Os nossos visitantes

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Temos um amigo novo, o Samuel

Hoje recebemos um novo amigo na nossa família que é o CRIC, para comemorar até lhe tirámos uma foto. Chama-se Samuel e tem um grande sorriso! Não se vê muito bem mas prometemos mostrar mais em breve! O Samuel diz que gosta de fazer tudo e nós ficamos contente que ele participe nas nossas actividades!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reunião de voluntários do C.R.I.C.

No passado dia 27 de Maio, pelas 14:30 horas, no C.R.I.C., teve lugar mais uma reunião de voluntários, onde se abordou o tema: "Morte - perspectiva do cuidador".

Estiveram presentes as seguintes voluntárias: Isaura Diniz, Maria Manuela Neto, Manuela Salgado, Graciosa Boiça, Lurdes Fernandes e Cremilde Taxa.

Obrigado a todas pela dádiva do vosso tempo.

Ricardo

terça-feira, 25 de maio de 2010

Notícia no Jornal Mais região

Como tem sido habitual, têm saido notícias do C.R.I.C. nos jornais de Coruche. Aqui fica a última para verem! Gostámos muito de visitar a G.N.R. e entrevistar o Comandante de Destacamento.
 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Parabéns Paulinho

O nosso Paulinho hoje faz 26 anos! Olhem como ele é tão simpático e giraço...Como surpresa deixamos um texto escrito pela mana do Paulinho! A sensibilidade parece ser um dom de família!


Cantinho Especial

No mar dos meus olhos vive um ser profundo capaz de provocar tempestades e de encontrar paz.

É um amor incondicional, enche a minha alma de carinho, pureza, inocência, sorrisos.

Seus olhos brilhantes iluminam a minha existência quando a tristeza insiste em permanecer.

Falo do meu “mano”, o meu “fofinho”; “amorzinho”; “pinguim”, como costumo carinhosamente chamar-lhe.

É um privilégio ter o Paulinho como irmão, desde sempre. Ele é um menino especial que já é homenzinho.

O seu mundo é completo de carinho, sensibilidade, inocência, o seu abraço é único e os seus beijinhos de uma doçura indescritível.

A sua vontade de viver é imensa, apesar dos seus limites e contrariedades, é a pessoa mais corajosa que conheço.

O Paulinho é muito perspicaz, inteligente, sociável, meigo, enfim um menino adorável para todos os que o conhecem. Adora música, passa horas a ouvir rádio, a cantar e a ver revistas.

É apaixonado pelo Benfica, não perde um jogo na televisão, entrega-se à emoção chegando mesmo a chorar quando o Benfica perde.

Além de tudo isto o Paulinho tem o seu cantinho especial onde passa algum tempo, o C.R.I.C. – Centro de Reabilitação e Integração de Coruche. É a escola, onde, como ele diz, os amigos são parecidos com ele.

É um lugar encantado onde não existem diferenças, todos têm alguém que os ouve, que os compreende, que espera por eles, que os ajuda, que lhes oferece o seu amor sem pedir nada em troca, apenas um sorriso.
No seu interior todos são livres, iguais a si próprios, cada um com a sua história de vida. Acredito que são felizes, vejo expresso nos seus olhares quando me cruzo com eles.

Mas o segredo deste lugar são as pessoas que, todos os dias, estão com eles. São pessoas únicas, dotadas de uma sensibilidade extraordinária, que desempenham a sua missão com muito amor.

O Paulinho gosta de ir à escola de vez em quando, quando há festa então, fica eufórico. Mas o que ele mais gosta é das pessoas que o acompanham, que lhe dão carinho, beijinhos que ele adora, enfim a atenção que ele necessita para estar bem e feliz.

Fico em paz quando vejo felicidade no seu olhar, faço de tudo para que ele se sinta bem, por isso fico bem quando vou buscá-lo à escola e ele vem com um sorriso estampado no olhar.

Fica o meu agradecimento a todos aqueles que, de alguma forma, participam neste projecto louvável, o de fazer felizes aqueles que de alguma forma são especiais.

Agradeço, por fim, a todas as pessoas extraordinárias que acompanham o Paulinho, que o fazem sentir-se alguém , que lhe proporcionam momentos de felicidade e que lhe oferecem todo o seu amor e carinho.

Muito Obrigada ao C.R.I.C. por existir.

Um dia o Paulinho vai correr e dançar até querer sem que lhe doam as pernas, vai ter o seu casamento e vai conduzir um carro… vamos acreditar no brilho do seu olhar, quem sabe? Um dia…



Marisa Martins

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia da Marinha, com a Marinheira Ana!

Hoje tivemos a visita da Marinheira Ana que veio passar a tarde connosco neste dia da Marinha!
 Mostrou-nos fotografias e vídeos desde os seus primeiros tempos de recruta até às aventuras pela Holanda.
Muito simpática e com dotes de professora, aprendemos o que é a proa, a chamar navio em vez de barco e até vimos lançamentos de mísseis.
Como somos muito simpáticos também, a marinheira Caçador até escreveu no nosso livro de honra:
"(...) Foi uma tarde muito bem passada na companhia destes novos amigos. Adorei a experiência! (...)Despeço-me com o desejo de voltar um dia. Um grande beijinho para todos".
Fizemos uma entrevista à Ana e no final até tirámos fotos com o seu chapéu!
Vejam lá quem também não resistiu a tirar fotos...:)








terça-feira, 18 de maio de 2010

Rimas e pensamentos do António!

Mal a música começa a tocar,
Nós começamos a marchar!

Lila, ó que linda Lila
Lila de arquinho e balão...
arquinho todo pimpão!

Com o C.R.I.C. vamos marchando,
Com o C.R.I.C. vamos lutando
Por um modo de vida melhor!


Povo da minha aldeia,
que lindo és
porque brilhas tanto assim?
Com o brilho da tua luz
me iluminas a alma...


Marcha, linda marcha
que linda és
vamos lá bailar todos,
bailar com os pés.|


Na marcha do C.R.I.C.
só marcha quem lá entrar e souber dançar!


Com o C.R.I.C. vamos marchando
Com o C.R.I.C. vamos sorrindo.

Com o C.R.I.C. a marchar
é só continuar!


A marchar e dançar
o que é bom é lá estar!


Com o C.R.I.C. vamos marchando
Com o C.R.I.C. vamos alinhando!

Coruche terra iluminada..
com as tuas pessoas, solidária!


Versajador que bem  versejas
se esses versos fossem tão bestiais como a vida,
não haveriam ais!


um amigo é um sinal de amizade que pode nos ajudar a sair de uma série de pequenas coisas, uma delas a depressão e por isso sejamos amigos uns dos outros porque o amor é a coisa melhor do mundo! Sejam felizes!


António José

segunda-feira, 17 de maio de 2010

As conquistas do Tiago

Hoje o Tiago fez um desenho para o blog! E contou-me uma novidade muito importante: hoje assinou um documento com o nome dele! O nosso Tiago já não precisa de colocar o dedo em tinta para identificar os documentos porque já assina muito bem! Parabéns Tiago e continua com essa vontade de aprender! O esforço é sempre recompensando!

Margarida é nome de flor!


Hoje a nossa querida Margarida viajou até à A.S.C.T.E., pertinho de Évora, onde vai ficar com novos amigos...foi um até já porque nós nunca nos esquecemos dos nossos amigos e guardamos a Margarida no nosso coração...esta é uma forma de lhe dizer que gostamos muito dela e que estamos sempre aqui caso ela queira dizer olá ou mandar mensagens! Sentimos falta do seu sorriso mas ficamos contentes que ela esteja feliz, a aprender coisas novas...talvez nos ensine!
Margarida é nome de flor e de princesa...e o seu sorriso decerto vai cativar os novos amigos, como nos cativou a nós. A verdadeira amizade não muda, não enfraquece nem se esgota!

bjinhos e abraços e sê muito feliz!!! Gostamos muito de ti...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Coisas simples que procuramos não esquecer!

"O dia mais belo: hoje


A coisa mais fácil: errar

O maior obstáculo: o medo

O maior erro: o abandono

A raiz de todos os males: o egoísmo

A distração mais bela: o trabalho

A pior derrota: o desânimo

Os melhores professores: as crianças

A primeira necessidade: comunicar-se

O que traz felicidade: ser útil aos demais

O pior defeito: o mau humor

A pessoa mais perigosa: a mentirosa

O pior sentimento: o rancor

O presente mais belo: o perdão

o mais imprescindível: o lar

A rota mais rápida: o caminho certo

A sensação mais agradável: a paz interior

A maior proteção efectiva: o sorriso

O maior remédio: o optimismo

A maior satisfação: o dever cumprido

A força mais potente do mundo: a fé

As pessoas mais necessárias: os pais

A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!"


Madre Teresa de Calcutá



Procuramos crescer, dia-a-dia em tudo o que está escrito no poema de Madre Teresa.
Aprendemos, durante esta semana, a não julgar, a não olhar para as aparências e a respeitar quem é diferente! Aprendemos que não é fácil mas que somos mais felizes assim!

Hoje deixamos uma fotografia que tirámos para enviar aos nossos novos amigos da CERCIAV! Gostamos de fazer novas amizades!

Conseguem olhar para os nossos sorrisos e não sentir a nossa força em sermos cada vez melhores? Somos diferentes nisto...sorrimos talvez mais, preocupamo-nos menos com o que não interessa e dizemos o que sentimos quando algo nos aperta cá dentro! Temos asas e voamos...de vez em quando descansamos mas nunca nos esquecemos do que queremos...sentimos, temos sonhos! Sonhos e certezas...gostamos de decidir embora aceitemos sugestões!
Somos o C.R.I.C...somos pessoas, somos muitos num só!



segunda-feira, 10 de maio de 2010

sereias ao por do sol

Foi com muito amor e carinho, que fiz este desenho para a estagiária Lénia, que para além de ser bonita e brincalhona, gostou muito dos meus desenhos, e incentivou-me a acreditar sempre em mim, por isso é que lhe entrego este desenho que eu própria fiz.

muitos beijnhos da Andreia sofia.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Temos artista...:)


Querida Andreia...como prometido aqui fica um desenho feito por ti!Esta jovem não pára de surpreender, ora na escrita, ora nos desenhos...a cantar! Tens muitos dons...aqui fica uma forcinha para acreditares sempre mais em ti. Consegues...! Beijinhos da professora Liliana:)

domingo, 2 de maio de 2010

O início


Iniciamos hoje este blog...com ele, procuramos envolver todos os trabalhadores, famílias, utentes e comunidade, divulgando o trabalho que se efectua diariamente na Instituição. Acreditamos no potencial de cada jovem que frequenta o C.R.I.C.. Junto deles, aprendemos diariamente o valor de um sorriso e do essencial...por sentirmos que as tarefas fantásticas que efectuam não devem ser retidas ao espaço físico desta Instituição, abrimos hoje um pouco mais o portão que nos separa da Comunidade partilhando, assim, o quão especial é privar com estes jovens.



"Eu sou do tamanho do que vejo.. E não do tamanho da minha altura."Fernando Pessoa