Os nossos visitantes

terça-feira, 27 de julho de 2010

CRIC intervém para a participação

No dia 26 de Julho, o CRIC marcou presença na sessão de apresentação do Programa de financiamento Intervir para a Participação do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P), no qual estiveram  presentes a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz e a Presidente do INR, a Dr.ª Alexandra Pimenta. O programa "Intervir para a Participação" subdivide-se em 3 subprogramas: Incluir Mais, Participação Específica e Para Todos, de acordo com a natureza das organizações a que se destinam, o seu objecto e actividades.

Nesta sessão a Secretária de Estado, Idália Moniz, sublinhou a importância de continuar a investir no conhecimento e no reconhecimento das pessoas com deficiência seguindo o lema de que cada pessoa é um cidadão.

No âmbito do subprograma “Para Todos”, o CRIC concorreu com dois projectos que serão financiados e implementados até ao final deste ano, e que irão proporcionar aos utentes novas experiências, pretendendo reforçar aquele que é um dos nossos principais objectivos: proporcionar a igualdade de oportunidades.

O projecto “Mexendo com a Diferença”, tem como principal objectivo promover a inclusão das pessoas com deficiência através da prática de actividade física adaptada, proporcionando desta forma vivências diferentes das suas habituais rotinas e desmistificar preconceitos em relação à prática de actividade física por pessoas portadoras de deficiência. Neste sentido, serão realizadas já a partir do próximo mês de Setembro actividades em parceria com várias entidades locais que se vão associar ao CRIC nesta iniciativa.

Para além do desporto, o CRIC pretende também promover a inclusão e valorização da diferença através da Arte, o que será possível através da dinamização de várias actividades realizadas pelo grupo de teatro “Os Caminhantes”, que serão também financiadas por este programa. Pretende-se com este projecto potenciar a interacção dos utentes com a comunidade, desenvolver as suas capacidades artísticas e a própria valorização pessoal.


Em breve disponibilizaremos mais informação sobre estas iniciativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário