Os nossos visitantes

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O CRIC assina o Termo de Aceitação do POPH para construção de novo Centro de Actividades Ocupacionais e de uma Residência Autónoma

Hoje, pelas 11h00 horas, no Auditório do Serviço Informativo do Centro Distrital de Santarém, teve lugar a sessão pública de Assinatura do Termo de Aceitação da tipologia 6.12, do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) e que prevê a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais e de uma Residência Autónoma para o CRIC – Centro de Reabilitação e Integração de Coruche.
Estiveram presentes, nesta cerimónia, a Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dr.ª Idália Moniz; a Sr.ª Governadora Civil do Distrito de Santarém, Dr.ª Sónia Sanfona e a sub-directora do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Dr.ª Amália Morgado.

O C.R.I.C. fez-se representar pelo seu Presidente de Direcção, Dr. Ricardo Silva, pelo Tesoureiro, Sr. Carlos Tadeia, pela fundadora da Associação, Prof. Maria Manuela Neto e por uma funcionária da Instituição, Sr.ª Helena Graça. Adicionalmente, em representação da Autarquia de Coruche, esteve presente a Sr.ª Vereadora, Eng.ª Fátima Galhardo.

No final, a Sr.ª Secretária de Estado, Dr.ª Idália Moniz, referiu que este foi um dia muito importante para ela, pois tornara-se a concretização de um sonho cuja missão principal é o serviço aos outros.

O valor aprovado é de 741.014.00 € dos quais 75% do custo total é apoiado pelo POPH – tipologia 6.12.

O projecto aprovado para o CRIC e que neste dia foi assinado formalmente, trata-se de um importante investimento para o concelho de Coruche. De facto, prevê o alargamento do apoio na área das pessoas em situação de deficiência, uma vez que permitirá o apoio a cerca de 70 pessoas em situação de deficiência e criação e manutenção de 22 postos de trabalho. Adicionalmente, é um importante passo para aquela que constitui a nossa missão: um novo olhar perante a diferença. Este olhar passa por uma nova mentalidade, com vista à valorização das inúmeras potencialidades dos jovens que frequentam o CRIC. Por acreditarmos que é possível ir mais longe, no que concerne a diferença, é que esta assinatura adquire maior relevo: é o primeiro passo de um processo que vai possibilitar uma maior qualidade dos nossos serviços e uma maior resposta.



5 comentários:

  1. Faltaram algumas pessoas nesta foto, nomeadamente o Carlos Tadeia, a Lena Graça, a D. Manuela Neto, a minha amiga e colaboradora Lila, o Bruno Dinis, a Francisca Campos, e cada um dos trabalhadores/ colaboradores do CRIC. Mas principalmente, e é para eles que aqui estamos, os nossos jovens do C.A.O. e todos os utentes do Projecto Aproximar. Este projecto agora aprovado é a concretização de um sonho com mais de dez anos. Obrigado a todos vós que nos permitiram torná-lo possivel. Bem hajam por toido o vosso apoio.

    ResponderEliminar
  2. Como leitora assidua do Blog, mais uma vez tenho que deixar o meu comentário. Não é grande mas é sentido e verdadeiro.
    Ricardo tens um coração tamanho do Mundo. Admiro-te pela humildade, simplicidade e dedicação ao trabalho. Tudo se deve um pouco também à educação que tiveste, e neste momento os teus pais devem estar cheios de orgulho do seu filho. Basta olhar um pouco para trás quando tu não estavs no CRIC e tudo era tão diferente. Com pessoas como tu, a Lila o Bruno e todos os que tu mencionaste tudo está encaminhado para ser um Projecto com muito Sucesso, porque são pessoas que para elas o "outro é igual a mim".
    Este é o exemplo puro que nunca devemos desistir, este é o exemplo puro que lutar vale a pena. Parabéns para ti e para todos e já agora Parabéns á Noémia e ao Jorge. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Manuela por acompanhar o blog e pelas palavras de incentivo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Nélita

    as suas palavras foram muito bonitas e sensibilizaram-me profundamente. Agradeço a forma como tem participado neste blog, pois os seus comentaérios têm sido muito importantes para nós todos. Obrigado por ser a pessoa que é. Obrigado a todos os que têm tornado este projecto possivel. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  5. Estes onze anos de C.R.I.C. permitiram que este projecto se concretize, o esforço de todos estes anos, a resiliência e a grande motivação: os alunos. Eu estou há pouquíssimo tempo na Instituição mas aquele edifício já o conhecia de cor e salteado pois praticamente cresci naquela casa...sinto um carinho especial por aquele nr 20 da Rua de Moçambique e fico muito feliz que vá ser alvo de obras e mude, para melhor. O quintal onde o meu querido e saudoso avô passava o dia vai ressurgir como espaço ampliado para os jovens do C.R.I.C. e fico um bocado emotiva com esta questão pois fico muito feliz que a casa onde tantas vezes brinquei tenha sido canalizada para este fim. Fico feliz que finalmente o C.R.I.C. adquira outra visibilidade e respostas melhores! Espero que a médio prazo possamos celebrar outros feitos como o Lar Residencial que tanta falta faz! Projectos não faltam e ainda bem! Parabéns a todos os que estiveram na origem desta Instituição.

    ResponderEliminar