Os nossos visitantes

sábado, 11 de setembro de 2010

Projecto Aproximar - um ano depois...

O Projecto “Aproximar” completou no passado dia 8 de Setembro um ano de existência, e desde então já chegou a cerca de 30 pessoas em situação de dependência/deficiência e suas famílias.

Este projecto é promovido pelo Programa de Apoio Integrado a Idosos (PAII), e os seus objectivos são proporcionar um acompanhamento psicossocial aos utentes, dinamizar actividades ocupacionais que visem a valorização e integração psicossocial de pessoas idosas com necessidades especiais, promovendo, desta forma, o desenvolvimento das suas capacidades. Adicionalmente, constitui singular objectivo aumentar a funcionalidade, a organização e o bem-estar dos utentes e das suas famílias no seu meio habitual de vida. Neste momento estão a ser apoiadas mais de 24 pessoas, a nível do fornecimento de refeições, limpeza da habitação, tratamento da roupa, higiene pessoal, cuidados primários de saúde, fisioterapia no domicílio, realização de actividades ocupacionais e apoio psicossocial. A equipa de apoio domiciliário é constituída por seis auxiliares de acção directa, uma Educadora Social, uma Fisioterapeuta, um Psicólogo e uma Assistente Social tendo sido estabelecidas parcerias com os Bombeiros Municipais de Coruche, Câmara Municipal de Coruche, Centro de Saúde de Coruche, GNR, Rede Social do Concelho de Coruche, Segurança Social e a associação ENCOSTATAMIM. Inserido também na dinâmica do projecto, um grupo de voluntárias encontra-se a prestar o apoio necessário através da realização de visitas domiciliárias propiciando também um elo de ligação entre os utentes e a comunidade.


5 comentários:

  1. tenho que confessar que inicialmente fiquei reticente, sendo uma jovem com muito para aprender e sendo este um projecto que exige muito, foram muitos os receios sentidos...mas com o trabalho de equipa, o envolvimento dos tecnicos e das auxiliares, o carinho dos nossos utentes, so posso dizer que cresci e que todos os dias são uma aprendizagem. rendi-me ao apoio domiciliário e é graças a todas as pessoas que se envolvem de alguma forma neste trabalho que tudo tem corrido tão bem.
    tem sido muito gratificante...é inesplicavel o que se sente ao ouvir "obrigado", ao ver que determinada situação se resolveu, que podemos ajudar e fazer com que alguem se sinta mais feliz no seu dia-a-dia, ouvir: "voces sao uma familia para mim"...tantas coisas boas.
    mas nao se pense que tudo é facil, tambem nos deparamos com muitas situações dificeis e que nos marcam...mas vamos vivendo com a certeza que fizemos o que estava ao nosso alcance para que não fosse tudo tao dificil.
    um muito obrigado a todos...

    ResponderEliminar
  2. Um muito obrigado a todos aqueles que têm contribuído, de forma directa ou indirecta,para o sucesso deste projecto que procura contribuir para o bem-estar das pessoas idosas e dependentes em situação de deficiência. A todas e todos o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Acho que têm sido um trabalho muito bom.
    Muita força
    Lena Graça

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a esta equipa que se tem esforçado para atingir os objectivos.

    ResponderEliminar
  5. Após o momento difícil pelo qual a minha família passou, resta-me agradecer a todas as pessoas envolvidas neste projecto, porque sem a vossa ajuda teria sido muito mais complicado ultrapassar, todo o sofrimento pelo qual passamos nestes últimos anos, com a doença do meu pai.

    A todos sem excepção um MUITO OBRIGADA do fundo do Coração.
    Muito obrigada por existirem!!!!!

    Zélia Rosinha

    ResponderEliminar