Os nossos visitantes

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Recordando a II Semana da Inclusão

De 28 de Novembro a 3 de Dezembro decorreu em Coruche a II Semana da Inclusão, uma organização do CRIC em parceria com a Câmara Municipal de Coruche e várias entidades do Concelho.


Ao longo desta semana foram levadas a cabo várias actividades que procuraram sensibilizar a comunidade para a temática da inclusão das pessoas em situação da deficiência, nomeadamente para a questão das acessibilidades.

O Seminário Acessibilidade e Mobilidade para Todos que decorreu no dia 28 de Novembro, contou com a presença de vários especialistas na área da acessibilidade, onde foram abordados temas de relevo como a acessibilidade na comunicação, políticas de inclusão e boas práticas, tendo sido também apresentado o Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade de Coruche. O seminário contou também com o testemunho do Sr. João Figueiredo, habitante de Coruche e deficiente motor, que deu um testemunho de esperança e optimismo no futuro. De salientar também a presença da Dr.ª Idália Serrão e da Eng.ª Paula Teles, dois nomes de relevo que têm assumido um papel activo junto dos orgãos de poder na defesa dos direitos das pessoas em situação de deficiência.

O dia 29 foi dedicado ao desporto com a realização do II Encontro de Natação Adaptada, que se realizou nas Piscinas Municipais de Coruche e que contou com a participação de cerca de 20 atletas, oriundos do Centro de Reabilitação e Integração de Coruche, APPACDM de Santarém e Centro de Reabilitação e Integração Torrejano.

No dia 30 teve lugar a acção “Acessibilidades, Autonomia e Inclusão – Recursos Comunitários”, promovida pela Cáritas Paroquial de Coruche e com a participação das instituições que desenvolvem trabalho de âmbito local na área da deficiência (Cáritas Paroquial, CRIC, PIP-COR e Associação de Deficientes da Forças Armadas) e o IEFP de Salvaterra de Magos.

No dia 3 de Dezembro a Caminhada pela Inclusão reuniu cerca de 30 pessoas que assinalaram desta forma o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizando um percurso pedestre nas Encostas do Poente, guiado pelo Professor Gil Malta.

O balanço de mais um ano é positivo, ficando o desejo de se continuar a apostar neste projecto, envolvendo cada vez mais a comunidade neste tipo de iniciativas, pois o sucesso das mesmas depende disso.

Porque de facto a diferença é um valor, a II Semana da Inclusão espelha o trabalho diário desenvolvido no CRIC: a dignificação das pessoas em situação de deficiência e a sua inclusão efectiva na comunidade.

Hoje partilhamos algumas fotografias da " Caminhada pela Inclusão", realizada no dia 3 de Dezembro!


Sem comentários:

Enviar um comentário