Os nossos visitantes

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

V Seminário de Educação Inclusiva

No passado dia 27 de outubro de 2012, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, decorreu o segundo dia do V Seminário de Educação Inclusiva.
No espaço Comunicações Livres, a Diretora Técnica do CRIC/ professora do atelier de Leitura e Escrita, Liliana Dinis, apresentou o trabalho de Projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor, defendido em abril passado.
" Abrindo as frestas do portão: a Inclusão num Centro de Reabilitação e Integração", adotou como contexto uma realidade extra-escolar, uma IPSS. De facto, quem trabalha no 3º setor, em Instituições ligadas à deficiência, sente a carência de estudos de práticas inclusivas e do trabalho realizado, continuando as práticas fechadas dentro dos Centros. Deste modo, o CRIC procurou dar os primeiros passos para que cada vez mais o trabalho desenvolvido em IPSS seja (re)conhecido.
Assim, o trabalho procurou traduzir o trabalho desenvolvido de fevereiro a dezembro de 2010, com os alunos do atelier de Leitura e Escrita do CRIC. Incidindo em três grandes eixos: grupo, família e comunidade caminhámos rumo à Inclusão e contra a desmistificação da diferença.
Das atividades desenvolvidas salientamos:
- Criação do blog e Jornal " Caminhos Diferentes";
- Organização da Semana da Inclusão;
- Experiências socioprofissionais;
- Maior contacto com a comunidade mediante iniciativas conjuntas ( Marchas Populares, realização de visitas a diferentes entidades).
Se quiserem ter acesso e aprofundar o trabalho desenvolvido, contatem o CRIC: cric.coruche@iol.pt.

Esperamos que, cada vez mais, se viva a diferença enquanto valor!


Sem comentários:

Enviar um comentário