Os nossos visitantes

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Afecto na educação


Hoje deixamos um vídeo que alude à Educação Inclusiva. Embora retrate um caso do Brasil é impossível não pensarmos na realidade Portuguesa e no caminho que há a percorrer. A Educação é um direito e esperar pouco não é garantir esse direito fundamental.
O vídeo toca em algo que é fundamental, a necessidade da parceria entre família e Escola em torno das potencialidades em detrimento dos défices: eles são capazes!
Nesta sequência, sugerimos igualmente um livro que aborda algumas destas questões no ponto de vista de uma professora: " Os filhos do afecto"...a leitura deste livro é contagiante e, no final, a nossa percepção sobre a diferença é colocada à prova.


 

2 comentários:

  1. Andava eu à procura de um vídeo que falasse de Inclusão quando me deparei com um blog que bem no fim dizia: " Smile, it confuses people" ( Sorri isso confunde as pessoas) e acho que vem mesmo a calhar...uma das coisas que eu ainda não decifrei,talvez por ser ainda muito "verde" nestas andanças de Educação e Inclusão, é porque é que os alunos têm um sorriso tão contagiante que às vezes nos confunde, sorrisos por tudo e por nada, sorrisos mesmo quando o dia até nem está a correr muito bem...sorrisos lindos e tão puros que confundem...confundem e contagiam porque ao olhar para eles penso: " São tão felizes, como? porquê?"...arrisco a resposta...talvez porque se concentram no que realmente importa e porque sabem do que são capazes. Ás vezes têm é medo de o projectar alto e bom som porque sentem as amarras que temos...mas no fundo acho que são eles que acreditam mais precisam é que nós acreditemos também.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Lila pela tua partilha. Beijos

    ResponderEliminar