Os nossos visitantes

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entrevista com o Professor José Rosa

Na semana passada recebemos a visita do Professor José Rosa, Coordenador da Escola Náutica da Búzios, e responsável pela modalidade de Canoagem. Foi uma manhã muito bem passada, em que os utentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre este mundo para eles desconhecido. Como já vai sendo habitual, um grupo de alunos preparou uma entrevista, para que não ficasse nada por perguntar!

Andreia Sofia - Conte-nos um pouco sobre si, o seu nome, idade e percurso profissional.
José Rosa - Chamo-me José Rosa, tenho 26 anos e sou licenciado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior da Covilhã. Relativamente ao meu percurso profissional fiz o estágio profissional como professor de Natação na Associação Búzios. Entretanto, há dois anos surgiu a hipótese de implementar a modalidade de Canoagem e passei a ser Coordenador da Escola Náutica da Búzios e estou a gostar bastante. Para além da Natação também dou aulas ao 1º ciclo na vertente de actividade física.
Andreia Santos – Gosta do seu trabalho? O que é mais difícil?
José Rosa - Adoro o meu trabalho, também pelo facto de poder trabalhar com crianças e poder conciliar isso com o desporto. Sempre estive envolvido no desporto de alguma forma que é uma coisa que me dá muita alegria. Como gosto muito do que faço não acho que seja difícil.
António José – Acha que o desporto é valorizado em Coruche?
José Rosa - Se não é valorizado deveria ser o mais possível, porque temos todas as condições em termos de recursos naturais. Por exemplo no caso da canoagem temos o Rio Sorraia. Existem localidades que davam tudo para ter recursos como aqueles de que dispomos. No entanto ter os recursos não basta, eles devem ser potencializados.
Idalécia O que acha necessário para que as pessoas pratiquem mais desporto?
José Rosa - Que saiam mais de casa. Os jovens de hoje em dia estão muito focados nas suas casas, no seu computador e deveriam explorar mais as actividades ao ar livre, e tudo o que os rodeia.
Vitor - Praticar canoagem é difícil?
José Rosa - Em termos de equilíbrio é bastante difícil chegar ao último patamar no caiaque. Mas existem muitos patamares que permitem uma progressão de forma natural e ao longo do tempo.
Tiago – O que achou do CRIC?
José Rosa - Estou a gostar bastante de estar aqui no CRIC. Espero que estejam tão entusiasmados com esta actividade como eu estou por vos poder proporcionar a oportunidade de experimentaram a canoagem. Foi um prazer conhecê-los.

E depois da teoria teremos a prática! Na próxima 4ª feira os utentes do CRIC terão a oportunidade de experimentar esta modalidade no Rio Sorraia. Agradecemos a amabilidade do Professor José por nos ter vindo visitar e por proporcionar esta experiência fantástica!
 


2 comentários:

  1. Os alunos andam entusiasmadissimos com a canoagem!De certeza vai ser uma manhã muito bem passada!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado ao Zé pela visita, não pude estar presente, infelizmente, mas sei que os nossos jovens gostaram muito. Amanhã é o dia da canoagem, estou cheio de vontade. Abraço

    ResponderEliminar